O Reino Unido poderia reduzir consideravelmente as suas emissões de carbono se mais pessoas optassem por uma dieta vegetariana, segundo uma nova pesquisa da Universidade de Lancaster. O relatório, intitulado “Impacto relativo de gases de efeito estufa com base em escolhas alimentares realistas”, informa que se todas as pessoas do Reino Unido trocassem seus atuais hábitos alimentares por uma dieta vegetariana ou vegana, a diminuição na emissão de gases de efeito estufa seria equivalente a 50% das emissões de toda a frota de automóveis do Reino Unido.
É necessário compreender que tudo o que entra em nossos carrinhos de compras tem um custo cumulativo para o meio ambiente em cada etapa da produção desses alimentos – do cultivo e transporte ao armazenamento e embalagem, cada etapa resulta em um aumento de emissões de gases de efeito estufa.
Ao considerar as emissões de gases de efeito estufa associados com a produção de 61 diferentes categorias de alimentos, os autores do relatório foram capazes de determinar as emissões típicas associadas a uma variedade de diferentes dietas.
O estudo detalhou que as emissões totais de gases de efeito estufa resultantes da alimentação comum do Reino Unido hoje são equivalentes a 167 milhões de toneladas de dióxido de carbono. Considerando isso, uma mudança para dietas vegetarianas ou veganas poderia reduzir esse número entre 22% e 26% imediatamente.
A carne fresca bovina apresentou as maiores emissões de todos os itens analisados, mas carnes e queijos em geral tiveram altos custos em termos de emissões de gases de efeito estufa. Essas emissões foram em grande parte causadas pelo metano, da ruminação dos animais, lama e esterco dos terreiros, e óxido nitroso dos fertilizantes. Nesse contexto, a carne tem uma pegada de carbono de cerca de 17 kg de dióxido de carbono por quilo. Queijos tem cerca de 15 kg. As carnes, quando cozidas, ainda têm suas pegadas elevadas em mais 11 kg por quilograma – ou seja, representam um verdadeiro inimigo do planeta.
Em contraste, frutas e legumes cultivados sem aquecimento artificial têm baixas emissões. O vinho tem uma pegada de carbono de 2 kg por quilograma, e as batatas, maçãs, pães, e cereais estão todos abaixo dos 2 kg.
Sendo assim, cada vez que você se alimenta, todos os dias, você se depara com duas opções: ignorar a consequência das suas ações, e simplesmente se ajoelhar perante o seu próprio desejo humano; ou agir em respeito a todas as vidas (que inclui a sua), em harmonia com ATWA, e tomar uma decisão consciente pensando em tudo o que vive. A escolha é sua – e as consequências também serão.
© 2012 ATWA Brasil










